A VIRGEM E O MENINO Tondo em que botticelli usou maior quantidade de ouro, obtendo com ele um efeito lindíssimo na decoração do vestuário, assim como para obter um efeito especial nos cabelos dos anjos e de Maria.
O Nascimento de Vênus A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega. Alguns acreditam que a obra seja homenagem ao amor de Giuliano di Piero de' Medici (que morreu em 1478, na Conspiração de Pazzi) por Simonetta Cattaneo Vespucci. No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas numa concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), um manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, mas sim a paixão espiritual. O efeito causado pelo quadro, no entanto, foi um de paganismo, já que foi pintado numa época em que a maioria da produção artística tinham temas católicos. Chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de Savonarola, que consumiram tantas obras de Botticelli que teriam "influências pagãs".
A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes, não revela o estrito realismo clássico de Leonardo da Vinci ou Rafael. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais detalhes constituiram erros artísticos, mas não chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro Maneirismo.
2 Comments:
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O Nascimento de Vênus
A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega.
Alguns acreditam que a obra seja homenagem ao amor de Giuliano di Piero de' Medici (que morreu em 1478, na Conspiração de Pazzi) por Simonetta Cattaneo Vespucci.
No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas numa concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), um manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, mas sim a paixão espiritual.
O efeito causado pelo quadro, no entanto, foi um de paganismo, já que foi pintado numa época em que a maioria da produção artística tinham temas católicos. Chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de Savonarola, que consumiram tantas obras de Botticelli que teriam "influências pagãs".
A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes, não revela o estrito realismo clássico de Leonardo da Vinci ou Rafael. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais detalhes constituiram erros artísticos, mas não chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro Maneirismo.
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