ortostático

Pretende-se exprimir o estado de momento, podendo-se falar das mais diversas matérias.

Nome:
Localização: PORTO, PORTUGAL, Portugal

domingo, agosto 13, 2006

EXPRESSIONISMO

Denominam-se genéricamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projectando na obra de arte uma reflexão individual e subjectiva.
A cor aqui é vista de uma maneira absolutamente não-naturalista, independente e é essencialmente uma forma de expressão de sensações e sentimentos. O expressionismo era baseado na explosão da emoção, na explosão do sentido. Utiliza a imagem visual que nos cerca para uma realidade interior.. Ocorre a deformação das imagens, devido ao sentimento interior intervir na realidade. O facto dramático sobrepõe ao facto artístico . A reprodução do sofrimento humano e a não preocupação com o belo e o feio.
Atitude irreverente aos padrões estabelecidos.
Interesse pela vida interior (estado de espírito, psíquico e subconsciente);
Pinceladas rudes e cores causticas que se entrechocam violentamente contribuem para uma sensação de energia desesperada;
Cores sensuais e vibrantes que dão uma intensidade dramática a pinturas. Cores puras e ácidas, amarelos, verdes, vermelhos e negros.
O principal percursor do movimento é um pintor holandês Vincent Van Gogh(1853-1890), criador de obras de pinceladas marcadas ,cores fortes, traços expressivos, formas contorcidas e carregada de dramaticidade. Em 1911, numa referencia de um critico a sua obra, o movimento ganha o nome de Expressionismo.

Ainda existiam outros pintores que representavam as artes plásticas:

Eduard Munch (1863-1944) com O grito (1893), era um dos mais expoentes no movimento.(ver postagem anterior)
Ernst Ludwig Kirchner (1910) com Auto-retrato com modelo.
Ergon Schiele. (ver postagem anterior).